Ur Li Mingguang: A moda rápida não perecerá e está começando um segundo empreendedor

Fonte: Revista Chinesa Entrepreneur

A perda do criador de moda rápida Zara também fez Li Mingguang pensar em onde está o futuro da moda rápida.

ArtesRepórter do “empresário chinês” Hu Nannan

editar| Mina

Fotografia do mapa da cabeçaJiang Zhiyi

Por 4 dias por semana, Li Mingguang, fundador e CEO da Urban Revivo (a seguir denominada UR), morou no escritório e não voltou para casa até sexta -feira.Esse estado durou vários meses desde o início deste ano.Já há dois ou três anos, o UR começou a “rolar”.

Fundada em 2006, o UR é uma das primeiras marcas de moda rápida chinesa.Neste ano, a primeira Zara entrou na China e, em seguida, a China entrou nos dez anos de moda rápida.

No entanto, nos últimos anos, com os gigantes da moda rápida internacional Zara, H&M, etc., ou retirados do mercado chinês, discussões sobre se a moda rápida não é boa e será uma após a outra.O fechamento ou ajuste de cada marca de moda rápida bem conhecida atrairá a atenção de Li Mingguang.

Li Mingguang acredita que a moda rápida não perecerá.Ele também disse que a razão pela qual gigantes internacionais como Zara foram perdidos na China foram:Falta de inovação e localização.O futuro da moda rápida depende se as empresas têm a capacidade de inovar e insight.

Atualmente, a tendência da moda também mudou.Nos últimos anos, os estilos esportivos desencadeados por marcas como Lululemon e Arit Birds estão se tornando uma nova tendência, e Shein, uma plataforma de comércio e comércio de comércio de transferência de moda ultra -rápida, também nasceu nos últimos anos.Isso também fez o UR, conhecido como o “aprendiz chinês” chamado “Zara”, tinha um senso de urgência.

O retiro da Zara na China deu ao UR a oportunidade de complementar a vaga no mercado e abrir a tendência.Em 2022, as vendas anuais da UR excederam 6 bilhões de yuan.masNinguém pode bloquear o fluxo da maré,O UR também começou a encontrar novos pontos de crescimento: layout multi -marca e globalização.

Fotografia: Hu Nannan

Em 2022, o UR lançou a nova marca “Benlai”, que se concentra em “Lazer Light Outdoor”.Da perspectiva do mundo exterior, o alvo “originalmente” é uniqlo.No entanto, Li Mingguang explicou que “originalmente” é uma nova espécie, mais como uma coleção de dois modos -em termos de estilo e aparência, como o Uniqlo, mas em termos de tecidos e funções, está mais próximo de marcas como Lululemon e Architecture .

Atualmente, a Uniqlo pode ser o melhor objeto de aprendizado de Ur.Os dados mostram que o número de lojas na China em 2023 continuou aumentando, e a receita e o lucro operacional da UNIQLO Grande China no ano fiscal de 2023 atingiram um alto recorde de receita aumentou 15,2%, para cerca de 30,4 bilhões de yuans, e o lucro operacional aumentou significativamente 25%, para cerca de RMB 5,1 bilhões.

Além do layout da Multi -Brand, os mercados estrangeiros dominados pela Europa e pelos Estados Unidos também foram considerados por Li Mingguang como o foco deste ano e até o segundo empreendedor de sua vida.

Shein e Ur, que atacam principalmente mercados no exterior, também começaram em Guangzhou, um é uma maneira super rápida e o outro é uma moda rápida.Mas na visão de Li Mingguang: “O único retorno ao teste é uma habilidade muito importante para a moda rápida.

No início de 2016, o UR abriu sua loja no exterior em Cingapura.No entanto, na visão de Li Mingguang, o sudeste da Ásia não é um verdadeiro campo de batalha principal.

Mas o desafio não é pequeno: por um lado, em mercados estrangeiros, Zara ainda é o líder do campo de moda rápida tradicional; Contas, como proibir empresas de moda rápida e empresas de moda rápida e anúncio de produtos, e assim por diante.

Mas Li Mingguang sempre tem uma ambição -para fazer um grupo da indústria da moda com uma escala de 100 bilhões e internacionais.

Quando ele estava no ensino médio, Li Mingguang estava interessado em moda e entrou em contato com muitas revistas de moda de Hong Kong mais cedo.Quando ele estava no ensino médio, ele começou a entrar em contato com uma moda de segunda mão.Naquela época, ele costumava usar roupas de segunda mão com água óbvia de desinfecção.Porque parece bom, ele não se importa com o sabor pungente.

O entusiasmo pela moda continuou até hoje.Até agora, Li Mingguang ainda é o diretor criativo da empresa.Além de entender a estratégia da empresa todos os dias, ele deve entender a criatividade.

No final de abril, na sede da UR do distrito de Baiyun, Guangzhou, “empresários chineses” viram Li Mingguang.Os cabelos curtos de Li Mingguang, usando um par de óculos de quadro branco.Também é muito simples de usar.Modelos básicos+cartões de maré, ele usa esse corpo alinhado com a tendência da moda atual.

A moda rápida passou por mais de dez anos de rápido desenvolvimento na China.Desde 2010, o UR recebeu 5 rodadas de financiamento.”Empreendedores chineses” e Li Mingguang conduziram em discussões aprofundadas.

A seguir, o conteúdo da entrevista de Li Mingguang (corte):

“Empreendedores chineses”:Muitas pessoas dizem que a moda rápida atingiu uma encruzilhada, o que você acha?

Li Mingguang:Não concordo com moda rápida na encruzilhada.Todo setor, ou todo mercado de posicionamento, tem sua vitalidade duradoura, como se as roupas pudessem ser divididas em personalização de alto nível, luxo pesado e luxo leve, além de algumas marcas de alto nível, marcas esportivas e marcas de lazer.E a moda rápida é uma dessa indústria, acho que não perecerá.

Todo mundo entende muitas empresas de moda rápida. não é bom o suficiente.Portanto, este é um problema para a própria empresa, não um problema com esse setor ou modelo de negócios.

Incluindo a verdadeira criadora de moda rápida Zara, muitas lojas foram fechadas nos últimos anos, e muitas pessoas pensam que isso não é bom.Isso ocorre porque, nos últimos anos, eles acham que on -line está aumentando, reduzem a densidade das lojas offline e, ao mesmo tempo, aumentam a área da loja e se concentram on -line.Na minha opinião, eles são muito inteligentes e atendem aos canais de consumo atuais e às mudanças nos consumidores.

Mas a Zara pode realmente se sair tão bem na China, principalmente porque a localização não é tão boa.Por exemplo, o estilo e a versão da Zara podem ser mais europeus e americanos, o que não é tão amigável para as mulheres chinesas.Além disso, a cadeia de suprimentos da Zara também enfrenta alguns desafios há alguns anos, porque a maioria de suas bases de produção está na Europa, como a Turquia, há relativamente menos cadeias de suprimentos na China, então a sensibilidade não é boa o suficiente, mas Zara está fora A China fora da China faz isso particularmente bem.

Fotografia: Jiang Zhiyi

“Empreendedores chineses”:Nos últimos anos, as campanhas de moda aumentaram, você acha que isso afeta a moda rápida?

Li Mingguang:Eu não acho que possa.Embora o movimento da moda tenha uma nova tendência no momento, a moda sempre existirá.A chave é que, no mercado que você posiciona, você deve ter competitividade e liderança suficientes.Não é popular na moda.ao mesmo tempo,Há também uma característica muito boa da moda rápida: é um modelo de negócios muito flexível.Por exemplo, nos próximos 5 anos, as campanhas de moda também podem praticar esportes de moda;porqueModa rápida, não é uma marca de categoria, nem é uma marca de canal.Em vez disso, existe um certo estilo de estilo entre os dois, que pode mudar com o potencial -isso também é oO lugar mais competitivo para o modo de moda rápidaEssênciaA vitalidade da moda rápida e o desenvolvimento contínuo do futuro dependem da criativa e da inovação e da visão desta empresa.

“Empreendedores chineses”:Em 2022, o UR lançou uma nova marca “Benlai”.Por que você inicia esta marca?

Li Mingguang:O posicionamento de “originalmente” é uma nova espécie.Às vezes, acho que quem somos ou quem é, parece que não é fácil encontrar o benchmark. Aves, Kelong.

“Empreendedores chineses”:O UR se expandiu contra a tendência nos últimos anos e começou a obter lucro.Entende -se que o UR não ganhou dinheiro nos primeiros dez anos.

Li Mingguang:Resumimos a nós mesmos que não ganhamos dinheiro por dez anos porque nosso modelo de negócios era “alto e alto”.Desde o início, tínhamos mais de 100 designers, mais duzentos ou trezentos funcionários de P&D, então nosso custo de fundo é relativamente alto. Então ele querPara alcançar uma certa escala para obter lucrosEssênciaAssim como algumas grandes empresas de Internet e empresas de automóveis, deve ter uma escala para obter lucro e é difícil obter lucro.

De seu estabelecimento em 2006 a 2014, poliramos principalmente o modelo de negócios e estabelecemos habilidades básicas, como a estrutura do produto da loja, o controle de velocidade e custo da cadeia de suprimentos e o gerenciamento da loja de terminais.Os esforços reais começaram em 2014. Abrimos operações de franquia, o que ajudou o rápido desenvolvimento de empresas.Naquela época, embora alguns investidores da instituição financeira tenham entrado, o mercado chinês era muito grande.De 2014 a 2018, expandimos rapidamente a velocidade de 50 lojas a cada ano.À medida que o número de lojas aumenta, nossa conscientização da marca se levantou de repente.Até agora, nossas lojas têm mais de 400 em todo o mundo.

Durante esse período, estamos em contato com muitos investidores.Também estamos revisando, existe realmente um problema em termos de eficiência e controle de custos.Mais tarde, sentimos que havia de fato espaço para melhorias, mas não havia problema fatal.

Não foi até 2017 que começamos a ganhar dinheiro.Ser capaz de ganhar dinheiro em 2017 deve ser a escala e o lucro será lançado.Obviamente, talvez a gestão fina possa ser bem feita e alcançar a lucratividade por um ou dois anos de antecedência.

“Empreendedores chineses”:Você construiu fábricas.Existe alguma experiência no gerenciamento de fábricas cooperativas?

Li Mingguang:No início da fábrica, muitas fábricas não estavam dispostas a nos ajudar a fazê -lo por causa do estabelecimento inicial da fábrica.Naquela época, tínhamos apenas uma ou duas lojas, e cada estilo era de apenas 30 ou 50 peças.Até 2017, já temos 800 trabalhadores.mais tarde,À medida que medimos, a loja também abriu e muitos fornecedores começaram a nos encontrar.A fábrica auto -construída foi vendida em 2017.

Como não somos bons em produção, esperamos colocar energia no desenvolvimento de produtos e na construção da marca e, naquele momento, muitos fornecedores podem cooperar completamente com nossos requisitos de produção. muito diferente.

Deveria haver cerca de 100 fábricas que cooperamos.Nos últimos anos, pedimos a especialistas externos para ajudá -lo a digitalizar.Na seção de produção da cadeia de suprimentos, eles também devem cooperar conosco para fazer transformação técnica.

“Empreendedores chineses”:O que você acha da ascensão de Shein?Onde está a vantagem principal?

Li Mingguang:Primeiro de tudo, Shein apreendeu o dividendo de trânsito e os consumidores estrangeiros mudaram de offline para on -line nos últimos anos.Ao mesmo tempo, Shein atribui grande importância à cadeia de suprimentos e recursos de pesquisa e desenvolvimento. Para ganhar dinheiro.

Retorno único e rápido, os modelos de teste são habilidades importantes para a moda rápida.Também aprenderemos a direção de Shein, mas não faremos tão rápido, porque a premissa sacrificará a qualidade, a qualidade é sacrificada e a qualidade é sacrificada.Somos diferentes do posicionamento de Shein.No entanto, nos dois primeiros anos da fundação do UR, porque está constantemente explorando o modelo de negócios, é exatamente o mesmo que Shein.Naquela época, achei que era fácil de vender, então imediatamente fui ao mercado atacadista de tecidos para obter materiais, mas eles eram problemas de qualidade de feedback pelos consumidores todos os dias.Perseguindo rapidamente, levando a tecidos e qualidade instáveis, acho que não há futuro.Então, dois anos depois, eu não cooperei com o mercado atacadista de tecidos.

“Empreendedores chineses”:Até que ponto o pequeno único UR do UR pode retornar?

Li Mingguang:porqueExistem muitas lojas on -line.Se não importa se você é uma linha pura, mesmo se fizer um mercado com uma população de 6 bilhões, poderá fazer 100 ou 300 peças primeiro e eu voltarei ao pedido.No entanto, as lojas offline devem ser pavimentadas e é bom exibi -lo.Mas o bom é que essa é a marca real.A combinação de online e offline é mais tridimensional para os consumidores.Se não houver offline, essa não é uma marca muito boa.Para as marcas, com as mudanças nos canais e consumidores, precisamos encontrar um ponto de equilíbrio no índice de vendas on -line e offline.

“Empreendedores chineses”:O canal de vendas principal está online ou offline?

Li Mingguang:Atualmente, suas vendas estão principalmente offline, representando cerca de 30%do online.Como todos ainda precisam ficar offline, on -line não pode resolver todos os pontos problemáticos dos consumidores.E seja online ou offline, é um canal,O importante é fazer -se bem.

“Empreendedores chineses”:Em termos de solução de inventário e alcançar cadeias de suprimentos mais precisas, Shein tem alguma experiência para se referir à aprendizagem?

Li Mingguang:Shein é o objeto de nossa referência.Muitas marcas de transmissão ao vivo estão bem agora.Como essas marcas vivas não têm offline, a reação será mais ágil, é onde podemos aprender.

No entanto, há um problema com as marcas on -line da China, ou seja, é difícil para você tornar a escala particularmente grande possível alcançar 100 bilhões de yuan e 1 trilhão de yuanÀs vezes, também queremos ter essa velocidade flexível e capacidade de produção rápida na China, mesmo que a escala não seja tão alta quanto a imaginada.Portanto, prestaremos atenção especial ao site oficial on -line no exterior, ou seja, comércio e comércio cruzado.No exterior, consideraremos como alcançar a última cadeia de suprimentos flexível no futuro.

“Empreendedores chineses”:Em 2016, o UR abriu a primeira loja no exterior.Qual é o desenvolvimento atual do exterior?

Li Mingguang:Entramos no mercado estrangeiro mais cedo e queremos construir uma marca global.Nos últimos anos, quase 10 lojas foram abertas em Cingapura, Tailândia e Filipinas.

Fotografia: Hu Nannan

O desenvolvimento de mercados estrangeiros é o segundo empreendedor da minha vida.De 2006 até o presente, passamos 18 anos para fazer o UR de uma única loja para a escala atual.O próximo objetivo é como entrar no exterior, tornar -se uma marca global e uma marca global com mais de 100 bilhões de yuan.Mas não é fácil de alcançar, porque não existe uma marca de roupas na China que possa alcançar a expansão de escala no mercado global e é lucrativa.Portanto, esperamos nos tornar a primeira marca na China a ir para o exterior, desenvolvida e lucrativa.

A China definitivamente terá uma marca de roupas, assim como a Huawei, Gree e o atual veículo de energia novo chinês, entrará no mercado global.É realmente difícil sair em produtos de luxo chinês.Mas é muito provável que uma marca popular entre no mercado global.

E somente se a proporção de vendas no mercado no exterior exceder o mercado chinês, posso atingir a meta de 100 bilhões de yuans.Todas as marcas de roupas únicas na China não são basicamente mais de 50 bilhões de yuans.Para atingir 50 bilhões de yuan, você deve entrar no mercado global.Como as roupas são um produto de personalidade, é difícil obter uma participação de alta participação de mercado.Se você quer ser um grupo de roupas, precisa perseguir a balança.Através de dois métodos para alcançar o crescimento da escala: um é Multi -Brand;Temos que implementar essas duas direções.

Esperamos que a UR, mesmo a marca “originalmente” possa abrir lojas em todo o mundo.A receita global do seu alvo Zara deve ser de cerca de 200 bilhões de yuan, e a Uniqlo Global também deve exceder 100 bilhões de yuan.Portanto, as duas marcas do UR e do original, considero que, no mercado global, ele pode exceder 200 bilhões de yuan.

Trabalharemos duro este ano na Europa e nos Estados Unidos.A Europa e os Estados Unidos são considerados nosso verdadeiro mercado no exterior, porque a figura dos asiáticos do sul está um pouco próxima dos chineses, e os bens chineses podem satisfazê -los.Ao ir para a Europa e os Estados Unidos, haverá muitos desvios em estilo e versão.No futuro, poderemos abrir uma escala na Europa e nos Estados Unidos, e seremos lucrativos, para que possamos realmente alcançar a internacionalização.

“Empreendedores chineses”:Nos mercados europeus e americanos, que tipo de peça seu uso?

Li Mingguang:Ainda caminhe online e fique online.Entramos no exterior e configuramos o site oficial online.Como o preço unitário da nossa unidade é de cerca de US $ 50 ou 60, como Shein custa cerca de US $ 10, os dois lados são bandas de preços diferentes.Se tivermos lojas offline, ajudará os consumidores a escolher on -line e a conversão de compra pode ser maior.

No entanto, o custo offline dos mercados europeu e americano é relativamente alto, portanto o on -line é o núcleo, que também é diferente do mercado chinês.Por exemplo, o mercado chinês é responsável por 30%.

“Empreendedores chineses”:Você se posiciona agora ou é o diretor criativo da empresa?

Li Mingguang:Eu tenho principalmente dois aspectos agora: um é a estratégia e o outro é a criatividade.A estratégia é orientar a direção das empresas.

A empresa não tem diretor criativo até agora.Como os diretores criativos devem ser capazes de controlar todos os detalhes de espaço, avião, produto e música, não apenas entender, mas também ser capaz de liderar, então não o encontrei até agora e sempre estive comigo.Não é que eu seja vaca, mas que talentos como a China ainda precisam atender aos nossos requisitos.Recentemente, podemos encontrar alguns em Londres.Isso também é um problema enfrentado por muitas empresas de moda na China, que é como substituir o diretor criativo como produtos de luxo no futuro.por exemploLV ou Dior, todos experimentaram um século, mas por que ainda são tão gloriosos?Quando costumam vender vendas ruins ou não têm um bom desempenho, mudam para um diretor criativo.Mas o diretor criativo é mais maduro na Europa e nos Estados Unidos, e há muitos talentos.masSe você não conseguir encontrar um diretor criativo, e a capacidade ou sabor criativo do chefe diminui, isso afetará o desenvolvimento da empresa, que também é uma crise que enfrento.

“Empreendedores chineses”:Qual é o seu estilo de gerenciamento?

Li Mingguang:Eu sou mais aberto e legal.masPara algumas direções estratégicas, se eu for firme, devo fazer isso.Os tomadores de decisão devem tomar decisões em umEm particular, algumas decisões prospectivas e transformadas devem confiar nesse insight do chefe.

Temos um comitê de tomada de decisão da gestão que discute a direção não estratégica.Grandes estratégias, como algumas pessoas se opõem, continuarei discutindo com elas.Às vezes, você realmente precisa fazer um ajuste estratégico, então precisa fazer isso.

“Empreendedores chineses”:Existe um temperamento?

Li Mingguang:Poucos, muito pouco.Lembro -me de que um franqueado continuou me procurando por um pedido muito irracional, e perdi minha paciência nesse tempo.Essa pessoa é muito excessiva para ficar com raiva.

“Empreendedores chineses”:Você disse antes de ser uma pessoa emocional.Quais são as vantagens e deficiências ao operar uma empresa?

Li Mingguang:Sou mais emocional, então a racionalidade não é tão suficiente.No entanto, ainda estou interessado e forte em entender as direções estratégicas corporativas.Em termos de racionalidade, também aprendi e domina o conhecimento teórico da administração.