Depois de alguns anos frios, a aeroespacial comercial da China está quente novamente

Repórter do Observador Econômico Shen Yiran Às 8:25 da manhã, horário local em 14 de março de 2024, dirigido pelo motor 33 Falcon, o navio Star, um gigante com um diâmetro de 9 metros e um comprimento total de 121 metros. , arrastando chamas de cauda longa e correndo em direção ao céu.

Este é o terceiro voo de teste do navio STAR.Esse foguete de transportadora com o maior e mais forte impulso da história humana atraiu a atenção dos seres humanos -as pessoas estão finalmente interessadas em se preocupar coletivamente com outras coisas que não a guerra.Na Internet da China, o lançamento do Star Ship também apareceu na lista de busca quente várias vezes.

Com pontos quentes, algumas pessoas de repente descobriram que, em 2023, a SpaceX (American Space Discovery Technology Company) lançou Rockets 98 vezes, representando 44,34%do lançamento global do foguete, e a qualidade de lançamento da SpaceX atingiu 1195 toneladas, representando 80%do mundo.Mais importante, a empresa começou a obter lucro em 2023, o que significa que a estrada do aeroespacial comercial já passou.

Quando o navio Star desenvolvido pela SpaceX continuou a testar o voo, o espaço comercial da China também estava no 10º ano de abertura.

Em 2024, Mi Lei, parceiro fundador da China Science and Technology Chuangxing, descobriu que a aeroespacial comercial inaugura um grupo de novos investidores, a maioria dos quais eram fundos industriais do fundo chinês e governos locais.Mi Lei persistiu nesse campo há 10 anos e investiu em mais de 20 empresas, cobrindo links a montante e a jusante, como o satélite geral, o foguete geral, a operação de rede de satélite e a aplicação de satélite.

Antes disso, o setor estava frio há vários anos.

Em 2014, o mercado espacial comercial da China estava aberto.Por volta de 2016, a nova história do aeroespacial comercial da China atraiu a atenção de capital e mercado.Mas logo, com a maré frequente de capital e o atrito frequente entre o aeroespacial comercial e o sistema aeroespacial tradicional, esse mercado caiu em uma crise.

Mas, recentemente, as mudanças começaram a aparecer: as empresas aeroespaciais comerciais deram um passo importante no lançamento de foguetes.

Lan Tianyi, fundadora da Qianyu Kongtian Consulting Co., Ltd., disse: “No estágio atual, os satélites comerciais e foguetes comerciais da China resolveram o problema de zero para um. A indústria chegou a um novo estágio. Em seguida, o comercial da China As empresas aeroespaciais se esforçarão para superar os três principais gargalos da produção de lotes, reestruturação da cadeia de suprimentos e redução de custos para alcançar benefícios econômicos.

Coloque aeroespacial comercial

De acordo com o “Livro Blue Chinese de Ciência e Tecnologia Aerospacial chinesa (2023)”, lançado pelo Grupo Aeroespacial de Ciência e Tecnologia, a China Aerospace deve ter 100 missões de lançamento em 2024.Do ponto de vista de várias pessoas da indústria espacial, este ano será o plano de lançamento mais densamente de densidade da China.Nos últimos 2023, várias empresas comerciais lançaram com sucesso um foguete líquido médio e grande e fizeram progressos inovadores, provando que a viabilidade de esquemas de lançamento de foguetes reutilizáveis ​​na China.

Em julho de 2023, a Blue Arrow Aerospacy Space Technology Co., Ltd. (a seguir denominada “Aerospacial Blue Arrow”) lançou com sucesso o primeiro foguete de transportador de oxigênio líquido do mundo.

O motor de foguete líquido geralmente inclui quatro tipos: oxigênio de hidrogênio líquido, dizomang/tetraxido tendencioso, dióxido de nitrogênio, oxigênio líquido e óleo e metano de oxigênio líquido.Atualmente, os sistemas aeroespaciais chineses tradicionais usam principalmente dois motores parciais de dióxido de nitrogênio e oxigênio líquido e oxigênio líquido.Por outro lado, o motor de foguete líquido Oxygenum selecionado pela Blue Arrow Aerospace pertence a uma nova rota técnica.

O motor metano de oxigênio líquido desenvolvido pela Blue Arrow por quase 7 anos tem um impulso de 268 toneladas.O motor de metano de oxigênio líquido BE-4 desenvolvido por mais de 20 anos na origem azul da American Commercial Space Corporation tem um impulso de decolagem de 250 toneladas.

Em novembro de 2023, a Beijing Star Glory Space Technology Co., Ltd. (doravante denominada “Glory Star”) desenvolveu e verificou que o oxigênio líquido metano pode reutilizar o motor de foguete; (doravante referido como dito que o primeiro portador de motor líquido foguete de “Tianbing Technology”) foi percorrido com sucesso.

As perspectivas de negócios de foguetes de reciclagem são amplas.No entanto, o enorme desafio de esses foguetes é o motor.

A vantagem do motor de foguete líquido é que ele pode ser usado para desenvolver foguetes de baixo custo que podem ser reutilizados.

Lan Tianyi disse que a rota técnica da empresa é dividida principalmente em duas categorias. para o modo de tração de duas rodas.Blue Arrow Aerospace e Tianbing Technology no mercado pertencem ao primeiro.

Lan Tianyi disse que o objetivo inicial dos foguetes comerciais era ter a capacidade de entrar.O próximo objetivo é buscar benefícios econômicos, incluindo reduzir ainda mais o custo dos foguetes e melhorar a eficiência do lançamento.

Yang Feng, fundador e CEO do Tianyi Research Institute, disse que, uma vez lançado o navio estrela com sucesso, o custo do lançamento de foguetes será reduzido ainda mais para US $ 900/kg e a capacidade de lançamento atingirá 100 toneladas.Esse nível tornará possível a rede de escala grande.

Yang Feng disse que, além das principais líderes da SpaceX, o progresso dos foguetes da China e de outros foguetes americanos é comparável.Desde o seu estabelecimento em 2018, a Xinghe Power lançou um total de 11 foguetes, com uma taxa de sucesso de 91%.Por outro lado, a RocketLab, a segunda empresa comercial de foguetes nos Estados Unidos, lançou um total de 44 foguetes desde o seu estabelecimento em 2006, com uma taxa de sucesso de 91%.O custo do foguete único do RocketLab é de US $ 7,5 milhões, e o custo da potência da Xinghe é de US $ 4,5 milhões.

Yang Feng disse que, atualmente, o custo médio de lançamento global é de US $ 10.000/kg -20.000 em dólares americanos/kg, e o custo de lançamento de foguetes comerciais chineses é controlado abaixo de US $ 14.000/kg.Os dados em 2020 mostram que o custo de lançamento do foguete Falcon 9 da SpaceX é de cerca de US $ 2720/kg.

Calha e atrito

Aeroespacial comercial da China se originou em 2014. As “opiniões de orientação do Conselho de Estado sobre mecanismos de investimento e financiamento incentivando o investimento social” (Guofa [2014] nº 60), lançado em novembro daquele ano, propôs: “Incentivar o capital privado ao Participe da Fundação Nacional da Fundação Space Civil Construção de instalações “

Desde 2015, várias empresas privadas investiram no campo aeroespacial e começaram a desenvolver e lançar pequenos foguetes comerciais e pequenos satélites.A tecnologia e os talentos dessas empresas nascem principalmente dos dois principais grupos espaciais.Ao mesmo tempo, o setor do foguete comercial também foi estabelecido no grupo de tecnologia aeroespacial.

A recém -criada empresa aeroespacial comercial é principalmente responsável pelo design geral e, em seguida, pela fundição institucional no sistema, e a maioria dos componentes também é comprada do sistema.No final, eles precisam ir ao local tradicional de lançamento chinês para lançamento, e esses campos de lançamento também pertencem à seleção nacional.

Como as empresas comerciais são responsáveis ​​apenas pelo design geral, seu valor de saída é muito menor que as unidades no sistema e, ao mesmo tempo, elas não podem evitar competir com a unidade de design geral do sistema até certo ponto.Portanto, o campo aeroespacial ainda é um padrão de capital de capital de propriedade do Estado e não -governamental.

Toda vez que o desenvolvimento de movimentos aeroespaciais comerciais é acompanhado de atrito e contestação dentro e fora do sistema.Quando essa competição atinge um clímax, uma vez formou uma enorme resistência e impacto nas empresas comerciais.

O fundador de uma empresa chefe aeroespacial privada disse ao The Economic Observer que em 2017, o grupo do grupo repentinamente rejeitou sua demanda pela aquisição de motores de foguetes, o que fez com que as empresas não conseguissem concluir o primeiro plano de voo original e teve um enorme impacto na empresa .

Em dezembro de 2019, as “opiniões do Comitê Central do Partido Comunista da China e do Conselho de Estado sobre a criação de um melhor ambiente de desenvolvimento para apoiar a reforma e o desenvolvimento de empresas privadas” não mencionaram a política do campo aeroespacial para abertura adicional de Acesso à empresa privada.

Afetado por vários fatores, nos últimos anos, algumas instituições comerciais de investimentos aeroespaciais, especialmente os fundos em dólares retirados, alguns funcionários da empresa perdidos e algum pessoal retornou ao sistema.O ritmo de toda a indústria diminuiu a velocidade e recuou para fora da luz leve.Um grupo de empresas comerciais sofreu momentos difíceis.Sob força, algumas empresas decidiram encontrar uma saída.

A aeroespacial Blue Arrow começou a desenvolver seu próprio motor de foguete líquido independente em sistemas aeroespaciais tradicionais e adapta -se ao mercado comercial e a realizar o controle total de todos os principais componentes.Hoje, este foguete foi lançado com sucesso em julho de 2023 e está equipado com o motor de foguete de metano líquido de oxigênio líquido desenvolvido da empresa.O escritório e a base de fabricação da Aerospace Blue Arrow são distribuídos em Pequim, Xi’an, Xangai e Huzhou.

Depois de experimentar três falhas de lançamento, a Star Glory finalmente conseguiu em novembro de 2023.Os foguetes de verificação bilateral 2 realizaram o teste de reciclagem vertical no Centro de Lançamento de Satélite de Jiuquan.Este foguete usa a tecnologia de reciclagem vertical, que representa os ingressos aeroespaciais comerciais da China para ingressos para foguetes recicláveis, e a lacuna com os Estados Unidos reduziu ainda mais.

Vários especialistas do setor disseram ao The Economic Observer que a indústria aeroespacial comercial da China caiu em uma crise de 2019 para 2022, mas desde 2023, a indústria basicamente se livrou do vale baixo.

O Relatório de Pesquisa de Valores Mobiliários da Huatai mostra que, de 2015 a 2021, o número de paisagens de lançamento doméstico no foguete da transportadora doméstica era 84 vezes, das quais a seleção nacional realizou 77 tarefas de lançamento, e as tarefas de lançamento das empresas privadas foram inferiores a 10%.”Blue Book of Chinese Aerospace Science and Technology Activities (2023)” mostra que, em 2023, um total de 67 tarefas de lançamento aeroespacial foram implementadas em 2023, em segundo lugar no mundo, 26 dos quais foram lançados comerciais.

Novos jogadores: governos locais e fundos de orientação

O entusiasmo da Política pelo aeroespacial comercial está aumentando, especialmente os governos locais.

O Relatório de Trabalho do Governo mencionou pela primeira vez o “aeroespacial comercial” pela primeira vez.Em 25 de janeiro de 2024, o Gabinete Geral do Governo Municipal de Pequim divulgou oficialmente o “Plano de Ação Municipal de Pequim para acelerar a inovação e desenvolvimento aeroespacial comercial (2024-2028)”, que visa promover a construção de satélites comerciais locais e foguetes de múltiplos Aspectos.

Em outubro de 2023, o Gabinete Geral do Governo Municipal de Xangai também promulgou o “Plano de Ação Municipal de Xangai para promover o desenvolvimento aeroespacial comercial e construir as terras altas da indústria da informação espacial (2023-2025)”.

Documentos relevantes anteriores na província de Anhui, na província de Hunan, na província de Hubei, na província de Hainan, na província de Guangdong, na região autônoma da Mongolia interior e na província de Shandong também divulgaram documentos relacionados para apoiar o rápido desenvolvimento da indústria aeroespacial comercial, promoção fortalecida de investimento para internos relacionados relacionados e fez todos os esforços para implantar.

Vários funcionários da indústria espacial disseram ao observador econômico que muitos departamentos de promoção de investimentos provinciais mostraram que estavam interessados ​​em aeroespacial comercial.

Desde 2015, um grupo de capital social se levantou para apoiar empresas aeroespaciais comerciais, como Sequoia Capital, Gaoma Capital, Jingwei Venture Capital etc. Desde então, estrela, Harbin Investment Group etc.

Mi Lei disse que, no estágio inicial, a capital que apoiava aeroespacial comercial era principalmente fundos de capital de risco. e estágios tardios.

Mi Lei disse que os governos locais devem escolher se deve introduzir aeroespacial comercial com base em sua própria doação de recursos.Primeiro de tudo, a capacidade de coleta de talentos locais, é melhor ter institutos de pesquisa aeroespacial relacionados.

Mi Lei disse que o investimento aeroespacial é especial.Do ponto de vista das leis objetivas, o fracasso da Rocket Company em lançar muitas vezes no estágio inicial é um processo inevitável Mudança de pensamento é o máximo de requisitos fundamentais.

A “cadeia estrela” da China acende a demanda do mercado

“Star Chain” é uma parte importante da lógica de negócios da SpaceX, que fornece demanda e financiamento de negócios para o lançamento de foguetes.Em abril de 2024, um total de 42.000 “cadeia de estrelas” foi planejado para lançar 6.000 satélites.De acordo com o plano da SpaceX, até o final de 2024, ele alcançará 12.000 redes.

O rápido progresso do espaço comercial da China também exige o desenvolvimento da Internet via satélite.Lan Tianyi disse ao Observador Econômico que não há diferença essencial entre o padrão do mercado de satélite comercial chinês e o exterior. forma de largura de banda, tráfego e imagens.

Hoje, a versão chinesa da “Star Chain” está se acelerando.

Em abril de 2021, uma nova empresa central da China Satellite Network Group Co., Ltd. (a seguir denominada “China Star Network”) foi estabelecida em Xiong’an New District, província de Hebei.A China Starnet planejou um plano de “constelação da GW”, ou seja, cerca de 1.2900 redes de satélite foram realizadas até 2035.

Uma pessoa próxima à empresa disse ao Economic Observer que o pessoal do StarNets veio de várias empresas de propriedade do Estado, principalmente para operadores de telecomunicações.O posicionamento da empresa é o papel do total de contratados e operadores na cadeia de suprimentos da Internet por satélite.As empresas que entram na lista de fornecedores participarão do projeto e fornecerão serviços de apoio relevantes, como serviços de desenvolvimento e produção de lote de satélite, serviços de transporte comercial de foguetes, medição e controle do solo e outros serviços de apoio relacionados.

Shanghai Yuanxin Satellite Technology Co., Ltd. (a seguir referido como “Satellite de Yuanxin”) foi criado em março de 2018. Os principais acionistas são a União de Xangai.A empresa participou do planejamento da “cadeia de estrelas G60” e planeja organizar mais de 12.000 satélites.Tianyancha mostra que o satélite Yuanxin acaba de completar uma rodada de um financiamento de 6,7 bilhões de yuan em 2024.

A Galaxy Aerospace (Pequim) Technology Co., Ltd. (a seguir denominada “Galaxy Aerospace”) já possui cem recursos de produção em massa de satélite.Atualmente, existem mais de dez satélites no satélite ferroviário, 8 dos quais são satélites de comunicação de banda larga com baixa banda larga.Os clientes da Galaxy Aerospace incluem um grupo de empresas, incluindo a Aeroespace Hongu Information Technology Co., Ltd. (688066.sh, a seguir denominada “aeroespacial hongu”).

Lin Guangrong, arquiteto do Sistema de Constelação aeroespacial do Galaxy, disse ao Economic Observer que a empresa tem dois objetivos.Atualmente, a empresa possui mais de 1.000 empresas de cadeia de suprimentos e, em 2018, existem apenas mais de 100.Outro objetivo da empresa é promover o declínio nos custos de satélite, vários níveis, do nível de 10 milhões de yuans a um milhão de yuans, próximo ao nível de custo da cadeia de estrelas.

O Changsha Tianyi Space Science and Technology Research Institute Co., Ltd. (a seguir referido como “Tianyi Research Institute”) tem mais de 30 satélites ferroviários e mais de 200 usuários assinaram ordens comerciais com a empresa.Atualmente, o Instituto de Pesquisa Tianyi tem a capacidade de contar centenas de satélites com uma produção anual e está construindo uma fábrica de satélite inteligente.A empresa lançou os primeiros satélites de sensoriamento remoto comercial da SAR comercial, que podem monitorar a investigação de monitoramento e perigo oculto de estradas e pontes, barragens de reservatório, linhas de metrô, deslizamentos de terra (grupos), minas e atividades de geleiras.Além disso, o Instituto de Pesquisa Tianyi também se concentra nos recursos de operação de constelação de verificação de órbita e estabeleceu uma plataforma de operação e gerenciamento independente para a rede integrada de Tiandi, que é conveniente para os usuários executarem monitoramento independente, planejamento de tarefas e gerenciamento de testes de satélites que entram na faixa.

Atualmente, empresas como Changguang Satellite, Tianyi Research Institute, Galaxy Aerospace têm a capacidade de produção em massa de centenas de satélites.Yang Feng disse a repórteres que, se o DIDI opera apenas cem rolos on -line, não poderá formar uma indústria de grande escala. formar uma indústria de escala.No estágio atual, mais satélites podem formar uma melhoria disruptiva nas capacidades de serviço em terra no céu.